Superman, o Super-Herói Original.

A imagem imutável do bem.


Superman, o Super-Herói Original.
Há 75 anos, em 18 de abril de 1938, chegava às bancas dos Estados Unidos a edição número 1 da revista Action Comics, em sua capa estava um homem vestido com collante azul e capa vermelha levantando um carro. Provavelmente você já tenha visto essa imagem, ela é bastante conhecida e valorizada atualmente, se na época ela foi vendida por 10 centavos, hoje pode chegar a valer US$ 2 milhões. E qual é a explicação para toda essa comoção por uma simples revista em quadrinhos de mais de 70 anos? Acontece que essa é a primeira aparição do super-herói mais famoso de todos os tempos, o homem que usa cueca vermelha por cima das calças e você conhece por Superman.


Os Criadores

Superman, o Super-Herói Original.
Criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o Homem de Aço, é uma das criações, se não a mais, marcantes e impactantes da nossa cultura. Inventado em um dos períodos mais difíceis da história norte americana, a Grande Depressão, o personagem é o primeiro super-herói a ser publicado e o precursor da Era de Ouro dos quadrinhos. Goste ou não do kryptoniano, e muitas pessoas hoje em dia parecem não gostar, mas se você é fã de quadrinhos ou filmes de super-heróis, saiba que nenhum dos dois seria possível se o Super-homem não existisse.

A Origem

Superman, o Super-Herói Original.
A origem do Superman é uma das mais bacanas e originais, esqueça os acidentes radioativos, a história por trás dos poderes do Homem de Aço tem um pé na ficção científica, mas a abordagem é feita com tamanha competência e discrição que nem mesmo George Lucas faria igual. A epopeia começa com a iminente destruição do planeta Krypton, onde o cientista Jor El, para salvar seu único filho, decide enviar o bebê Kal El a um pequeno planeta azul da Via Láctea (parece familiar?). Chegando à Terra, o pequeno é encontrado por um casal de fazendeiros sem filhos do Kansas, eles lhe dão o nome de Clark e o criam como seu próprio filho, e a criança torna-se assim um Kent, Clark Kent. Mas, conforme Clark vai crescendo ele percebe que não é como os outros terráqueos, ele é mais forte, mais rápido e até pode voar, a explicação para tal fato, como o próprio aprende, é o sol. O sol amarelo cujos raios banham a superfície da Terra tornam Clark invulnerável, entre outras coisas, ou seja, enquanto em seu planeta de origem ele seria apenas mais um cidadão com nada de extraordinário nele, já que o sol de Krypton era vermelho, em nosso planeta Kal El é quase um deus.

Os Poderes e Identidade Secreta

Superman, o Super-Herói Original.
Além de ser forte, rápido e poder voar, Superman conta também com vários truques úteis na batalha contra o crime, como por exemplo, visão de raio x, visão de calor, sopro congelante, etc. Com tantos recursos não seria difícil imaginar alguém usando-os para benefício próprio, mas não Clark, ele é o exemplo da moralidade e perfeito campeão da justiça. Isso deve-se muito aos princípios de seu dois pais, tanto o biológico como o adotivo, ambos ensinam-lhe a não usar seus poderes com leviandade, e ao invés de viver como Kal El o alienígena poderoso, ele decide assumir de vez o papel de Clark Kent o terráqueo. E como muito bem o observou Quentin Tarantino em Kill Bil volume 2, a relação super-herói/identidade secreta de Superman/Clark Kent é única, pois diferentes de outros heróis que usam máscaras para proteger sua real identidade, assim Peter Parker se torna o Homem-Aranha e Bruce Wayne o Batman, a verdadeira identidade do Homem de Aço é o Superman, pois ela já nasceu Superman, e ele esconde esta faceta por baixo da simplicidade e fragilidade de Clark Kent.

Seriados e Filmes

Superman, o Super-Herói Original.
Ao longo de seus 75 anos, a imagem do Superman já foi bem explorada na nossa cultura. Fora as revistas em quadrinhos, Kal El já deu as caras em seriados, filmes, desenhos e videogames. A primeira adaptação data de 1941, um desenho curta-metragem feito para cinema, desde então diversos projetos sobre o kryptoniano já foram produzidos, alguns memoráveis e outros para esquecer. Entre os mais famosos estão a série da década de 1950, com George Reeve no papel do Homem de Aço; Smalville, sobre a juventude de Clark Kent; e Superman – O Filme, de 1978, dirigido por Richard Donner e estrelado por Christopher Reeves. Recentemente o filme O Homem de Aço, 2013, de Zack Snyder (Watchmen, 300), foi lançado trazendo uma abordagem mais atrativa à nova geração, sem perder a essência do personagem. O projeto acabou sendo bem sucedido e uma continuação é esperada para 2015, mas não qualquer continuação, o filme trará o encontro do Superman com o Homem-Morcego nas telonas. É possível também encontrar o super-herói nos jogos eletrônicos, como no excelente Injustice: Gods Among Us, de 2013.

Superman Forever

Superman, o Super-Herói Original.
Atualmente há quem considere o Super-Homem como uma figura anacrônica, em tempos de personagens que lutam contra seus próprios demônios, a imagem do homem de capa e cueca por cima da calça continua inabalável, ele pode ter até a perdido a cueca recentemente, mas o que ele representa ainda permanece, pois ela é a imagem de tudo que é bom, a esperança, a moral e os bons costumes, a família, etc. Em geral ele é a personificação de algo que muitos não dão valor hoje em dia, mas que são a base da nossa sociedade.

Leonardo de Lara



Super Homem (Desenho Clássico) - Destruir os defendróides




O Homem de Aço Trailer 3 




Injustice: Gods Among Us - SUPERMAN — FINAL!!




Superman II - Final




SUPERMAN - QU4TRO COISAS




Smallville - Lana descobre o segredo de Clark




Nenhum comentário

Imagens de tema por mammamaart. Tecnologia do Blogger.