Mestre dos Magos - O indecifrável homem de pequena estatura é revelado.

Seis amigos brincam na montanha russa chamada Caverna do Dragão(daí o nome da série) e entram num mundo encantado com diversos animais. Lá encontram um pequeno homem de vermelho que se intitula de Mestre dos Magos, que os ajudaria a voltar a seu mundo. E em 27 episódios de 1983 a 1986 o velhinho os ajuda a voltar a seu mundo. O seriado é baseado no RPG Dundgeons & Dragons (nome da série em inglês), que era um jogo de contexto medieval. No primeiro episódio eles caem nesse mundo, apenas chamado Reino, com suas características roupas e são recebidos pelo Mestre dos Magos, que explica onde estão e os ajuda a voltar a terra, dando armas mágicas a eles.


O mestre apenas dá conselho a seus discípulos e estes tem que saber usá-los. Assim que o mestre mostra seu verdadeira intenção, ensinar não fazendo, mas mostrando como fazer. Na luta contra o mal cotidiano, temos que saber usar os conselhos que nós recebemos e usar da melhor forma as armas que temos.

Não se sabe de onde veio, em um episódio disse que vinha de um lugar entre os dois mundos, mas é oculto toda a vida e trajetória do mestre. Talvez isso que os criadores queriam repassar ao telespectador, uma espécie de guru/deus e um demônio/desnorteador sempre rondam toda pessoa em todas as épocas, lembrando que como o RPG, possivelmente a história se passa num lugar parecido com a idade antiga ou média, onde há monstros gregos, chineses e até hindus. O bem e o mal se completam e só depende de cada um sua escolha, e por fim os efeitos dessa escolha. O mestre mostra, com uma linguagem muito parecido com o deus cristão, que o maior poder é o da escolha, e só ela pode definir o futuro de alguém. Olhando com mais cautela, vemos uma paródia (lembrando que isso não é sátira) da mitologia mundial, com seres mágicos, armas divinas, deuses e demônios. E em todas elas, a escolha vem como fator principal, para chegar nos céus cristão, no nirvana budista, o vale de elísio grego, ou o Asgard nórdico, a escolha certa é o principal modo de se “elevar”

O mestre não traz um significado por sua história ou suas ocultações, dizem que em um perdido script de um filme sobre a série, ele seria maligno e só brincava com as crianças, outros dizem que em um perdido episódio falava que o Vingador, seu inimigo, era seu filho que se desviou e quis tomar o poder do Reino. O papel do mestre é o mesmo que o de um deus em uma religião, apenas guardar e revelar as máximas da verdade humana, apenas lembrar ao animal Homo Sapiens que existe o bem e o mal , mas que também existe a escolha, e para chegar ao maior objetivo, seja ele voltar para a terra, como no desenho, as escolhas terão o maior peso, e não uma determinação social ou hereditariedade. A cultura do RPG, onde você e só você decide sua história, transpassa ao desenho Caverna do Dragão para dissipar a todos de boa fé a verdade máxima humana. Mostrar que não é um Javé, Thor, Zeus, Buda ou outro nome vai determinar sua vida, mas apenas suas escolhas.

By Álvaro Bragança

Caverna do Dragão - Episodio 1



Último Episódio CAVERNA DO DRAGÃO - Nostalgia 



Tobby entrevista - Mestre dos Magos




Um comentário:

  1. É o que sempre pensei ser a principal função do Mestre dos Magos: mostrar que cada um, através dos seus pensamentos e emoções, do seu comportamento e de suas escolhas é que vai se construindo o caminho... Se ele simplesmente dissesse o final, onde estaria o aprendizado de cada um!?

    ResponderExcluir

Imagens de tema por mammamaart. Tecnologia do Blogger.