George Lucas, e os Personagens de uma Guerra que Ninguém quer Esquecer.

Em 1977, o mundo embarcou em uma viajem que nos levou para muito tempo atrás em uma galáxia muito, muito distante. E, aparentemente, 36 anos depois, muita gente não quer voltar de lá.
Guerra nas Estrelas, filme do então desconhecido George Lucas, arrebatou o público e tornou-se um clássico instantaneamente, a partir dele se seguiram duas sequências, lançadas em intervalos de 3 anos, que consolidaram Guerra nas Estrelas como a franquia mais bem sucedida, e lucrativa, da história do cinema, e transformaram seu criador em um dos cineastas mais poderosos e influentes de Hollywood. Entre 1999 e 2005 foram realizados mais três filmes cujos acontecimentos se passavam cronologicamente antes dos filmes originais, mas dessa nova trilogia é melhor não falar muito. Existem vários fatores que podem ser citados como responsáveis pelo sucesso da saga (temática, boa campanha de marketing, efeitos visuais revolucionários, etc.), mas talvez o principal motivo e também maior legado de Star Wars sejam seus personagens. É praticamente impossível assistir aos filmes sem se apaixonar por pelo menos um dos personagens, tão bem desenvolvidos por Lucas, de uma lista que envolvem nomes como Darth Vader, Luke Skywalker, Yoda, Obi-Wan Kenobi, Han Solo, entre outros.

Começo da Franquia 


Depois de receber vários nãos, George Lucas finalmente encontra na 20th Century Fox (que já havia lançado outros clássicos da ficção científica como: Fantastic Voyage e Planeta dos Macacos) o estúdio disposto bancar seu projeto. Porém, a Fox, por não acreditar no sucesso do filme, permite que Lucas mantenha todos os direitos sobre sua obra, algo impensável nos dias de hoje, e esses mesmos direitos de merchandising, que lhe permitem explorar o que sua obra tem de melhor, foram os pilares financeiros sobre os quais o idealizador de Star Wars construiu seu império. Em outras palavras, Lorde Vader e companhia são os responsáveis por tornar seu criador no que ele é hoje. É bem verdade que o cineasta foi muito competente em explorar sua “cria”, mas justiça seja feita, nada disso seria possível com personagens inexpressivos.

Luke Skywalker


Não que o diretor tenha criado algo absolutamente novo, e suas influências e arquétipos são bastante perceptíveis ao longo do filme, Luke Skywalker, por exemplo, segue a fórmula do órfão destinado a grandeza que em seu caminho encontra o sábio ancião que o guiará em seu destino, numa clara referência às lendas arturianas. A utilização de fórmulas é, inclusive, algo recorrente na saga (a donzela em perigo, o amor que surge nas adversidades, a relação pai\filho, etc.), mas ao invés de atrapalhar e tornar o filme batido, faz com que o público se relacione com os personagens, pois ao utilizar elementos que as pessoas entendam em um mundo novo que elas desconhecem, cria a empatia necessária entre espectador\personagem, tão necessária para a continuidade da obra.

Han Solo


Todavia, pode se dizer que dois personagens se destacam um pouco além dos demais. São eles: Han Solo e o general sith Darth Vader. O primeiro é um típico anti-herói, desertor do império que virou contrabandista, Han só aceita entrar na aventura por dinheiro (dinheiro que ele precisa para pagar a dívida por sua cabeça), e não por seu senso de justiça e nobreza. A década de 70 foi conhecida por sua quebra de paradigmas, e personagens como Han Solo são importantes para o desenvolvimento do cinema, surgia ali um herói que não seguia o livro dos heróis, que encarava o mundo com menos otimismo e faria o necessário para atingir seu objetivo (afinal todo mundo sabe que não foi o Greedo quem atirou primeiro). É claro, que você tinha certeza que ele iria fazer o certo no momento adequado, como todo herói sempre faz, mas quando posto ao lado do aspirante a jedi Luke Skywalker, ele destoava e se destacava, pois Han era tudo o que os garotos queriam ser, bonito, habilidoso, inteligente e sempre com uma tirada engraçada. É claro que ele quem fica com a garota no final.

 Darth Vader


Quanto a Vader, em um dos momentos mais memoráveis da trilogia, e até da história de Hollywood, surge uma tensão entre pai e filho digna da mitologia grega, e tudo isso só é possível graças a presença do cavaleiro negro (um tanto asmático) que viria a se tornar um dos vilões mais amados de todos os tempos. Qualquer coisa que possa se dizer de Darth Vader, muito provavelmente já foi dito por alguém antes, por isso tudo que você precisa saber sobre ele é que existe uma catedral em Washington como uma escultura dele. Quantos personagens você conhece que tenham tido a mesma honra?


Futuro da Franquia


Recentemente George Lucas vendeu sua Lucasfilm para The Walt Disney Company por 4 bilhões de dólares. Agora um novo filme da saga é esperado para 2015, o primeiro sem nenhum envolvimento de seu criador. Os fãs ainda não sabem muito bem o que esperar deste novo projeto, o que se sabe, porém é que ninguém parece ser capaz de esquecer, ou mesmo querer, os personagens de uma guerra com tantos fãs que se passou há muito tempo atrás... E você já sabe o resto.





STAR WARS - QU4TRO COISAS WEBSÓDIO#1



GUERRA NAS ESTRELAS Trailer original 1977




Tema do filme Star Wars - Guerra nas Estrela






Nenhum comentário

Imagens de tema por mammamaart. Tecnologia do Blogger.