O Inesquecível Zé Carioca

O Inesquecível Zé Carioca

Um personagem e tanto. Com o típico jeitinho brasileiro. Esse é o Zé Carioca. Ele era um papagaio que não gostava de trabalhar, que adorava contar vantagens da vida e gostava de um bom sambinha, e claro um bom jogo de futebol.



Nos quadrinhos, a primeira aparição de Zé Carioca ocorreu nos quadrinhos de jornais, em 11 de outubro de 1942, na história “Como almoçar de graça”. A história foi publicada em 48 páginas dominicais e se estendeu até o dia 5 de setembro de 1943. O Zé Carioca dos quadrinhos é praticamente o mesmo dos desenhos animados: simpático, malandro, desempregado, bom de lábia.

Como surgiu?


Walt Disney e Zé Carioca
Walt Disney e Zé Carioca
Criado em 1942 por Walt Disney aqui no Brasil, mais precisadamente no Copacabana Palace, durante sua turnê pela América Latina, como parte dos esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), conhecido como a Política da boa vizinhança.

Walt Disney chegou ao Brasil em 1941, junto com sua equipe de artistas e após conversar com brasileiros como João de Barro, Guaraná e Getúlio Vargas, Disney reparou que entre nós se contava bastante piadas de papagaio. 

Se aproveitando dessa situação, gênio americano criou o novo herói que seria um papagaio como o nome de Joe Carioca, ou melhor, José Carioca. De volta à Califórnia, Disney lançou o personagem no filme “Alô, Amigos” (Saludos Amigos), de 24 de agosto de 1942.

A revista em Quadrinhos


O Zé Carioca é pouco conhecido lá nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil ele possui a revista mensal, publicada até hoje pela Editora Abril. Os quadrinhos o retratam como o típico malandro carioca, sempre escapando dos problemas com o "jeitinho brasileiro" bem característico.

Os quadrinhistas brasileiros criaram também outros papagaios de sucesso como os primos do Zé Carioca, que são o Zé Paulista, Zé Jandaia, Zé Queijinho, Zé dos Pampas. 




Curiosidades



  • Além do Zé Carioca há outros personagens famosos como a Rosinha, a namorada, o sogro ricaço Rocha VazNestor, Pedrão e Afonsinho os seus melhores amigos;
  • O ilustrador brasileiro J. Carlos participou da escolha e criação de um papagaio para o grupo de desenhistas de Walt Disney;
  • Em homenagem à Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a Editora Abril publicou “Zé Carioca contra o goleiro Gastão”, onde o papagaio é o craque do time Seresteiros da Tijuca.



Zé Carioca – Música – Samba




Zé Carioca em Alô Brasil





Um comentário:

Imagens de tema por mammamaart. Tecnologia do Blogger.